SANTO AMARO-Ba

Ação extensionista do Projeto Maré de Saberes em comunidades ribeirinhas para atendimento de demandas sócio-educacional e cultural de mulheres trabalhadoras da pesca.



terça-feira, 31 de maio de 2011

Acupe

Acupe foi criado em 1715, é o principal distrito de Santo Amaro sua comunidade é de origens indígenas e africanos. Tem aproximadamente 7,5 mil habitantes, sendo que 6,4 mil residem em áreas urbanas e 1,1 mil em áreas rurais. A localidade do Acupe descende de uma área de engenho do período colonial, surgiu no centro dos três principais engenhos; Engenho Murundu, Engenho São Gonçalo e Engenho Acupe. O nome Acupe é de origem indígena, e significa Terra Quente. Diante da característica do local, os índios usavam a expressão Acupe, para indicar temperatura, em razão de que nas margens do Rio Açu, brotava águas quentes e termas. A economia está voltada para a pesca-mariscagem, e a agricultura familiar.
Seus biomas dominantes são, manguezal, Mata atlântica e Cerrado, recebe afluentes de diversos rios que a fertilizam e proporcionam o desenvolvimento de uma rica flora e fauna marinha, caracterizada principalmente pela vegetação de mangue vermelho (Rhizophora mangle) e o mangue branco (Laguncularia racumphora).

Manifestação Cultural:
Nego Fugido;
Manifestação folclórica que dramatiza a fuga de um escravo no Distrito do Acupe,no dia 13 de maio – Abolição da Escravatura. Acontece durante os festejos juninos, São Pedro e São João, e nas festas cívicas Dois de Julho e Sete de Setembro.

As Marisqueiras do distrito de Acupe não precisam mais alugar embarcações para ir à cata de peixes e mariscos. Cada uma delas recebeu uma canoa de cinco metros em fibra de vidro.
As canoas são apropriadas às mulheres: leves e fáceis de carregar. O material utilizado (fibra de vidro) permite que se afastem até 18 quilômetros da costa, distância maior que a alcançada pelas canoas de madeira, e exerçam suas atividades em locais onde o marisco apresenta melhor qualidade. Em homenagem às mulheres de destaque na história nacional, as embarcações receberam os nomes de Maria Felipa e Anita Garibaldi.


www.comunicacao.ba.gov.br